05/03/2011

Conto 1 Conto & Acrescento 1 Ponto

Workshop de 12 horas
Data: 2 e 9 de Abril  (sábado)
Horário: 09:30- 12h30 e das 13h30-17h30
Local: Informa-te - PORTO

SABER +

Os formandos que assistiram a este workshop irão ser convidados a registar-se como clientes na Livraria Leitura usufruindo assim das promoções e outros benefícios.

Conteúdos: A influência da literatura na formação da criança. A Criatividade como agente impulsionador da aprendizagem. O papel do professor como animador de histórias. Exercícios de exploração oral para a sala de aula.
A Escrita Criativa; O pensamento divergente; Exercícios para a sala de aula; A improvisação escrita. Jogos de Cooperação; Exploração de algumas obras; lendas;
rimas e outros textos. Propostas de actividades para a sala de aula e jardim-de-infância; Criação de um livro;
As expressões artísticas como animação da leitura.
 Troca de experiências e vivências entre os profissionais.




O processo de leitura deve ser feito em colaboração com os que rodeiam a

criança. Assim a família, a escola, os professores e a biblioteca desempenham um papel
fundamental no desenvolvimento do gosto pela leitura.
         É urgente tomarmos consciência da importância da leitura e da literatura infantil no
desenvolvimento da compreensão da criança do mundo em que vive e no que a rodeia.
A leitura desde cedo é fundamental para a formação da personalidade, clarifica
crenças e valores e desenvolve a capacidade crítica e criativa. O fomento pelo gosto da
leitura pode ser feito antes da criança saber ler.
Aos mais pequenos é fundamental que se conte histórias adequadas para a sua idade, para que conheçam tradições e outras vivências, para que fantasiem, sonhem e constatem outras realidades.
A criança deve viver a leitura e envolver-se com a história.
Através da entoação, dramatização e exploração dos textos,  as crianças devem debater o que ouvem, a explorar significados e a elaborar raciocínios de criatividade e de sugestão.
As narrações orais são excelentes formas de promoção da leitura e da participação das crianças no envolvimento da história.A forma como a criança é iniciada na leitura é fundamental para esta se tornar num leitor competente e motivado. Com jogos, dinâmicas de grupo, visualizações de imagens e actividades de pintura, toda as histórias tomam forma e “saltam” do livro.

As propostas de leitura deste workshop emergem de um universo vasto de contos da literatura infantil e infanto-juvenil. Com a exploração dos temas, recorremos a situações do quotidiano e revelamos conceitos de cidadania, ecologia, ética, etiqueta e boas maneiras.
Os temas variam de acordo com a idade das crianças e devem ser explorados com as educadoras para que possam responder a questões que surjam após as sessões de leitura.
Comunicando às famílias os contos e narrativas exploradas nas sessões, abrimos as portas à comunicação e à sua envolvência na vida da escola, do jardim-de-infância e do ATL/ CAF.

Sem comentários:

Enviar um comentário