MUSICA

16 de Abril 
Jogos dramáticos para Expressão Musical


Este workshop irá se realizar durante a II Semana para a Educação, em horário pós-laboral.
Destinado a Educadores de Infância, Professores do 1º Ciclo, Professores das AEC de Expressão Musical; outros técnicos especializados, Animadores-socioculturais, entre outros profissionais interessados na área.
Objectivos: Proporcionar a aprendizagem de jogos dramáticos para o ensino da  Expressão Musical no pré-escolar e 1º Ciclo; criar e desenvolver actividades que promovam o gosto pela música e a criação musical; A criatividade como factor de aprendizagem; Aprender a reconhecer a potencialidade criativa dos exercícios musicais propostos. Troca de Experiências e vivências entre os participantes. 
Conteúdos: As músicas infantis; Rimas e Lengalengas; O Corpo;  construção de jogos fáceis e divertidos; A dramatização sonora; O jogo dramático como desinibidor  e facilitador da participação; a promoção da escuta activa; Proposta de Actividade diversas;








Iremos explorar alguns jogos no contexto da Educação Sensorial de Maria Montessori e da abordagem ao ritmo de Dalcroze.  Com um grande carácter pedagógico, este workshop revela-se de grande importância para todos aqueles ensinam música a crianças. 



Teoria  Musical e Prática Instrumental 
21 de Abril


O Manual encontra-se disponível para impressão dos formandos.





Prática instrumental 
A prática instrumental é outra dimensão importante na aprendizagem e no desenvolvimento das 
competências  da  criança.  A  introdução  da  aprendizagem  dos  instrumentos  efectua-se  de  modo 
gradual e adequado aos diferentes tipos de desenvolvimento cognitivo, sensório-motor e técnico-artístico.  É  necessário  tempo  para  apropriar  os  diferentes  tipos  de  técnicas,  tocar  em  conjunto, explorar os instrumentos, para praticar e para melhorar os desempenhos."
Orientações Programáticas do Ensino da Música no 1º Ciclo do Ensino Básico , ME





Objectivos gerais: Dotar os participantes de estratégias para o ensino de Expressão Musical incidindo a temática na teoria musical e prática instrumental. Proporcionar momentos de aprendizagem musical, reciclagem de saberes da prática instrumental da Flauta de Bisel para leccionação no 1º Ciclo. Troca de experiências e vivências entre os participantes.
Conteúdo:
Exploração das Orientações Programáticas para EM - abordagens e problemáticas. Estratégias para a abordagem teórica da Expressão Musical. Breves noções de Timbre; Dinâmica; Ritmo; Altura e Forma.
Exercícios Práticos para a sala de aula.
Prática Instrumental – A Flauta de Bisel;
Estratégicas didatico-pedagógicas para o ensino da Flauta de Bisel.
Exploração de diversos temas musicais;

Material Necessário: Flauta de Bisel; folhas de pauta; impressão do manual
disponibilizado pelo formador.























 Oficina de Construção de Instrumentos Sonoros    
18 de Abril 
Destinado a Educadores de Infância, Professores do 1º Ciclo, Professores AEC de Música; Outros profissionais interessados na temática.

Foram construidos ao longo de duas horas  intrumentos musicais dos quais reproduzimos fotograficamente 3 das activividades propostas.