INGLÊS





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"Once upon a time.... Story telling in ESL"

Workshop de 6 horas 
Terça-feira, 12 de Abril  das 09h30-12h30 e das 13h30- 17h30

Este workshop temático realizar-se-á apenas durante as comemorações do Dia Mundial do Livro e do  Dia Internacional do Livro Infantil. 
Inscrições limitadas ao número de participantes.

Destinatários: Todos os interessados na temática.  

Conteúdos:
The art of storytelling
A importância de contar histórias na promoção da oralidade nas aulas de Inglês. 
Exploração de várias obras para o pré-escolar e o 1º Ciclo cedidas pela Livraria Leitura.
Construção de um livro de sensações.
Construção de um cenário para contar uma história.


Lista de livros:



All Around The world  by Géraldine Cosneau - 10,95 
É  um livro sobre os animais com páginas desdobráveis , autocolantes reutilizáveis e folhas para colorir. 
We planted a tree - 15,80€
Monkey see, Monkey Draw - 12,60€
On a windy night - 10,60€
Giving Tree (the) - 17,26€
Noisy Neighbours - 8,45€ 
I love you Mommy/I love you Daddy - 13,50€ 
( Flip over Book) 
Pop-up Aesop de John Harris- 16,10€
For Just One Day- Lauura Leuck 12,50 
Score! - 50 Poems To Motivate and Inspire - Charles Ghigna-  10,10 €
Very Lazy Ladybird (The) - Isobel Finn-  6,25 
It's Your First Day of School - Annie Claire 10,15 €
Frog Prince (The) - Jess Stockham  8,75 € + CD 


Teremos algumas obras do Dr.Seuss e assim homenagearemos também o seu 106º aniversário 
Theodor Seuss Geisel (1904-1991). 
 Entre outras obras .... e surpresas :)

A lista de material para o workshop:
O material não é obrigatório.

Para o livro de sensações:

Folhas de papel Cavalinho Branco (A4);
1 caixa de cartão de cereais; 
3 Argolas de Metal;
1 esfregão;
um pouco de algodão;
algo suave (ex: goma eva)
cartão ( ex: caixa de ovos de cartão ou rolo papel higiénico)
cartão canelado ( ex: caixa de bolachas)
1 pouco de arroz;
1 pouco de plasticina;
1 quadrado de juta ( ex: saco de batatas)
Fita de velcro ( macho e femea)
1 quadrado de bubble Wrap;
papel de plastificar transparente;
impressão de pdf a preto e branco; 
Material de corte ( tesoura e x-acto) e de colagem ( cola UHU e fita-cola transparente larga)

Para o cenário:

- Caixa de sapatos ou de cartão 
- impressão de pdfs a cores;
- folhas de papel A4 azul (céu) branca (nuvens) amarela (sol)
- Alguns Palitos de churrasco; 
Material de corte ( tesoura e x-acto) e de colagem ( cola UHU e fita-cola transparente larga)



 III ORD - Inglês 
Temática: family; Home and Travel

Workshop de 6 horas
Objectivos – Criação de materiais e recursos didácticos para a leccionação do Inglês no 1º Ciclo. Adquirir competências de produção e  utilização de materiais didácticos; Reflectir na sua  aplicabilidade e  avaliar a qualidade da aprendizagem;  Troca de experiências, ideias e propostas entre os diversos participantes.

Conteúdos:
Construção de materiais didácticos para a leccionação das temáticas em questão.
Exploração de recursos do dia-a-dia;
Jogos, canções,  rimas, livros e  vídeos das unidades temáticas
Diversas  propostas de articulação curricular.
Jogos e actividades para a exploração oral e escrita. 

Requer material:
A lista está por ordem dos trabalhos a serem realizados e não pela totalidade do material necessário;
 PEN (vazia) 
caixa de cereais de pequeno almoço grande e larga; 
Folhas de papel cavalinho branco A4;
Alguns botões de várias cores;
Uma fotografia ;
Folhas A4 coloridas:
4 folhas rosa e 4 amarelas;
4 folhas de outras cores variadas;
Marcadores finos; 





Inscrições no site www.informa-te.org 

Workshop - 6 horas

Objectivos: Dotar os formandos de estratégias pedagógicas e de recursos práticos a utilizar nos diversos momentos de avaliação durante o ano lectivo; clarificar e elaborar instrumentos de avaliação; As orientações diferentes das coordenações pedagógicas e a necessidade de uniformização processual; Troca de experiências entre os participantes.


A avaliação, enquanto parte integrante do processo de ensino/aprendizagem, permite verificar o cumprimento do currículo, diagnosticar dificuldades e lacunas ao nível das aprendizagens, bem como regular e orientar o processo educativo.

Das várias definições possíveis de avaliação, Pacheco (1996) refere que avaliar é decidir com base num juízo de valor, formulado sobre um processo de recolha de dados, em função de critérios bem definidos. Essa recolha deve ser feita a partir de várias fontes, de diferentes instrumentos de avaliação e com o envolvimento dos professores, alunos e respectivos encarregados de educação. Assim, torna-se necessário para o professor, enquanto profissional, saber gerir as suas práticas em função do contexto, adequando a sua actuação às diferentes situações com que se depara. A avaliação deve constituir uma actividade integradora da prática educativa, reguladora, orientadora e sistemática (Vieira & Moreira, 1993).
O processo de avaliação incide em  dois objectivos fundamentais: auxiliar  os  alunos e melhorar o ensino facultado. A função formativa da avaliação é colocada em evidência, pois tem como finalidade  facultar informações  que  ajudem  a  adaptar  o  ensino  às  diferenças  individuais, observadas  na aprendizagem.
De acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, há três conceitos que devem caracterizar qualquer discussão sobre avaliação: validade, fiabilidade e exequibilidade, isto é, importa em qualquer actividade de avaliação definir se um determinado meio é válido, se é fiável em termos de resultados, e se é exequível em termos práticos. Para isso, interessará sempre saber o que é avaliado, como se interpreta o desempenho e como se podem estabelecer comparações entre diferentes sistemas de qualificação.

No caso das Línguas Estrangeiras, existem vários aspectos que podem ser avaliados, nomeadamente:
.a proficiência do aprendente,
.a rentabilidade de determinados métodos,
.a qualidade do discurso produzido,
,a satisfação do professor  e  do  aprendente, 
.a  eficácia  do ensino.

 É importante variar os métodos e usar  formas  de avaliação diferentes dos testes de língua, tais como listas de verificação, observação informal, grelhas,  entre  outros,  ressaltando  a  importância  que  deve  ser  conferida  ao  processo,  e  não apenas ao produto. Sugere-se, assim, um trabalho contínuo de construção da aprendizagem, em que o aluno deve interagir com o professor e realizar actividades de auto-avaliação como meio de aperfeiçoamento dessa aprendizagem.
É esta perspectiva de avaliação com uma função formativa, interna ao processo de ensino-aprendizagem, em que o aluno tem um papel activo determinante. 


Soares, Clara, UM, 2007