Na sala de aula
Para criar um clima de forma a moldar/modelar os seus alunos numa comunidade de
aprendizagem coesa e encorajadora, os professores precisam de demonstrar atributos pessoais que deverão torná-los eficazes como modelos e agentes de socialização: uma disposição alegre, simpatia, maturidade emocional, sinceridade e interesse pelos alunos não só
como indivíduos mas também como aprendentes. O professor que demonstra preocupação e
afecto pelos alunos, está atento às suas necessidades e emoções e socializa-os para manifestarem estas mesmas características nas suas interacções com os outros.
Ao criar demonstrações na sala de aula e ao desenvolver o conteúdo durante as lições, o professor liga-se e baseia-se nos conhecimentos e nas experiências anteriores dos alunos, incluindo nas suas culturas de casa. Ao estender a comunidade de aprendizagem da escola ao lar (família), o professor estabelece e mantém relações de colaboração com os pais e encoraja o seu envolvimento activo na aprendizagem dos seus filhos.
aprendizagem coesa e encorajadora, os professores precisam de demonstrar atributos pessoais que deverão torná-los eficazes como modelos e agentes de socialização: uma disposição alegre, simpatia, maturidade emocional, sinceridade e interesse pelos alunos não só
como indivíduos mas também como aprendentes. O professor que demonstra preocupação e
afecto pelos alunos, está atento às suas necessidades e emoções e socializa-os para manifestarem estas mesmas características nas suas interacções com os outros.
Ao criar demonstrações na sala de aula e ao desenvolver o conteúdo durante as lições, o professor liga-se e baseia-se nos conhecimentos e nas experiências anteriores dos alunos, incluindo nas suas culturas de casa. Ao estender a comunidade de aprendizagem da escola ao lar (família), o professor estabelece e mantém relações de colaboração com os pais e encoraja o seu envolvimento activo na aprendizagem dos seus filhos.
O professor promove uma orientação para a aprendizagem, introduzindo actividades
com ênfase no que os alunos irão aprender a partir deles, tratando os erros como partes
naturais do processo de aprendizagem e encorajando os alunos a trabalharem colaborativamente e a ajudarem-se uns aos outros. Ensinam-se os alunos a colocarem questões sem embaraço, a contribuírem para as lições sem medo das suas ideias serem ridicularizadas e a colaborarem em pares ou em pequenos grupos, em muitas das suas actividades de aprendizagem.
com ênfase no que os alunos irão aprender a partir deles, tratando os erros como partes
naturais do processo de aprendizagem e encorajando os alunos a trabalharem colaborativamente e a ajudarem-se uns aos outros. Ensinam-se os alunos a colocarem questões sem embaraço, a contribuírem para as lições sem medo das suas ideias serem ridicularizadas e a colaborarem em pares ou em pequenos grupos, em muitas das suas actividades de aprendizagem.
Referências bibliográficas: Good e Brophy (2000); Sergiovanni (1994).
Olá a todos,
ResponderEliminarSou Professora de AEC. Fui formanda no Workshop "As NEE nas AEC" e aconselho a todos os colegas.
Principalmente aos que trabalham em Unidades nas Escolas. Gostei imenso e gostaria de vos parabenizar por realizarem este tipo de acções junto dos Prof das AEC.
Olá,
ResponderEliminarGostaria de saber se o Workshop de Jogos Didáticos também é para os Professores das AEC, ou melhor para o 1º Ciclo.
São interessantíssimos os temas.
Obrigada
Fui formanda da II Edição do Workshop das NEE e devo dizer que já me ajudou na entrevista de emprego :)
ResponderEliminarSinto-me mais confiante para trabalhar com estes alunos. Fico aguardar a Acção de Formação para os Professores das AEC.
Prof AEC Inglês
Famalicão
O Workshop "Jogos Didácticos" é destinado a todos os profissionais que trabalhem junto de crianças dos 6 aos 10 anos. Intervalo que integra o 1º Ciclo.
ResponderEliminarEste exemplo está super giro!
ResponderEliminarSe o material das Oficinas é assim vale mesmo a pena ;)
Adorei o workshop! Foi muito criativo, divertido e tivemos umas boas dicas sobre os processos de aprendizagem, motivação e como observar os alunos e mediar os jogos e brincadeiras.
ResponderEliminarMuito obrigada pela iniciativa e desejo-vos muito sucesso!
Prof de Música